Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

SEO e a jornada de compra dos internautas

Ilustração mostrando uma pessoa segurando avião de brinquedo pasando sobre globo terrestre ilustra nosso artigo sobre: SEO e a jornada de compra dos internautas.

Entendo a jornada de compra do consumidor e criando conteúdo adequado para cada uma das fases. Sobre tráfego que vende, que converte, como gostamos de dizer no nosso meio do SEO: Você precisa criar conteúdo 'long tail', ou seja, informação que leve as pessoas que JÁ estão preparadas (convencidas) a comprar o seu produto/serviço, ao seu site. Neste artigo vamos usar como exemplo o segmento de psicologia, imaginando os profissionais dessa área que desejam fazer atendimento online.

Então, voltando, long tail (cauda longa) são pesquisas que as pessoas fazem no Google, que são mais 'refinadas'.

Exemplo:

Se eu estou COMEÇANDO a buscar por ajuda psicológica e ainda não sei muito sobre isso, eu vou no Google e digito: “terapia de casal”, por exemplo.

Os termos 'terapia de casal', no seu segmento, são considerados como: BUSCA POR CORRESPONDÊNCIA EXATA.

Esse tipo de busca tem grande volume de tráfego, MAS tem pouca conversão, é o chamado TOPO DE FUNIL. São as pessoas que estão no INICIO da jornada de compra. E aqui cabe um parênteses:

Quando falo em grande volume de tráfego, não significa que um site sobre psicologia vá receber um milhão de visitas por mês, não é isso. O volume de tráfego está diretamente relacionado ao nicho ou segmento de mercado onde você opera. Então, um site focado na venda seguro para carros pode receber de 100 mil a um milhão de acessos por mês, dado ao grande volume de consumidores que precisam renovar suas apólices de seguro. Porém um grande volume de tráfego para um site que trata sobre psicologia, por exemplo, pode ser algo em torno de 5 a 10 mil visitas por mês e quem sabe até menos.

Qualidade do tráfego é mais importante do que quantidade de visitas

O que precisa ficar claro é que, quando se trata de vender um produto ou serviço na internet, a qualidade do tráfego (dos visitantes do site) é mais importante do que a quantidade de visitas.  

Quando essas pessoas obtém um pouco mais de informação sobre o produto/serviço que estão querendo comprar, elas vão DESCENDO pelo funil, em direção a base (parte mais estreita do funil), onde está o ‘momento da conversão’.

Significa que elas estão mais próximas do momento da compra. NESTE MOMENTO elas começam a pesquisar usando os termos de LONG TAIL.

Exemplo de long tail no nicho de psicologia:

“Quem faz terapia de casal em São Paulo.”

Percebe que os termos digitados na busca do Google são mais amplos?

Do que apenas: “terapia de casal”.

Ou no caso de profissionais de psicologia: 'Terapia online' OU 'terapia na internet' OU 'terapia pela internet'.

Então, para aumentar as conversões do seu site usando o SEO, você precisa entender esse 'conceito' antes. É o que chamamos de 'JORNADA DE COMPRA'.

A jornada de compra segue essa analogia de um funil, onde a boca do funil está na parte de cima (óbvio), onde entra uma grande quantidade de visitantes no site. Porém, a grande maioria desses visitantes não vai 'converter', não vai comprar agora.

Simplesmente porque eles AINDA não estão preparados (educados, convencidos) para comprar o seu produto/serviço.

Dito isto. O próximo passo é produzir conteúdo, leia-se bons artigos, para o seu blog/site.

Mas, como produzir conteúdo que atenda todas as fases da jornada de compra?

Exemplo de conteúdo de topo de funil, que atende as pessoas que estão no início da jornada de compra e que gera grande volume de tráfego para o site:

Exemplo de artigo:

Título: ‘O que é terapia online?’ OU ‘O que é terapia pela internet?’

Agora um exemplo de conteúdo (artigo) que atende o meio do funil de vendas, para aquelas pessoas que estão no meio da jornada de compra e por tanto estão buscando MAIS informação sobre o produto/serviço:

Título:  ‘Como fazer terapia pela internet?’ OU ‘Como se faz terapia pela internet?’

Agora que você já produziu conteúdo (artigos no blog), para os estágios iniciais da jornada de compra você começa a produzir conteúdo long tail (cauda longa), para atender as pessoas que já estão preparadas para comprar;

Exemplo:

Titulo: ’Quem faz terapia online pela internet em São Paulo?’

Mas como essas pessoas JÁ sabem que terapia online é conduzida ou oferecida por PSICÓLOGOS, elas descobriram isso quando estavam começando suas pesquisas usando os termos: 'terapia online' ou 'terapia de casal', lembra? Agora, elas podem ir ao Google e digitar:

“Psicóloga de terapia online.” OU “psicóloga de terapia na internet” ...

Essa é a base da uma estratégia de geração de tráfego focada em conversão

Depois disso você precisa entender, e talvez até você já saiba, COMO criar (escrever) bons artigos que possam conseguir chegar à primeira página do Google. Afinal:

“Mais de 50% do tráfego de pesquisa fica com aqueles sites que estão no top3, da primeira página do Google.”

E isso é a outra fase de uma estratégia de SEO, pois envolve uma gama de técnicas de escrita que são específicas para a internet.  Além disso, de criar bons artigos 'otimizados' para SEO, você ainda fazer linkBuilding, que é mais uma das importantes fases do SEO.

Então, você precisa dominar três 'conceitos':

1- Entender a jornada de compra;
2- Saber criar bons artigos, seguindo regras de SEO;
3- Saber como conseguir bons backlinks para aumentar a autoridade do seu site.

Mais sobre SEO:

- Estratégia de otimização para o site da sua empresa
- Guia de SEO sobre E-A-T. O fator de classificação mais alto em 2022

...

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.