Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como ajudar a criança a controlar a raiva

Como ajudar a criança a controlar a raiva

Quando precisamos ajudar uma criança controlar a raiva devemos considerar que todas as emoções são importantes, afinal somos seres criados para sentir.  A raiva é um sentimento que faz parte do ser humano e geralmente está ligada a um sentimento de frustração. As crianças costumam encontrar dificuldade em controlar a raiva, sendo  comum ficarem muito irritadas e expressarem todo esse sentimento através de choros, gritos entre outros. Sabemos que os sentimentos fazem parte da nossa vida. Todos nós sentimos raiva, medo, tristeza, mas como ajudar os pequenos a ter um maior controle sobre suas emoções?

 

Veja também
- Como funciona a terapia infantil

 

Como ajudar a criança a controlar a raiva?

Abaixo listamos três estratégias que podem ser úteis na hora de ajudar as crianças a ter controle sobre suas emoções

Na tentativa de criança a controlar a raiva permita que a criança expresse o que ela está sentindo

Os sentimentos fazem parte da nossa vida. Todo sentimento é importante, e precisa ser acolhido. Somo seres criados para sentir.

Muitas vezes, a tendência do adulto é fazer com que a criança cesse um comportamento imediatamente, porém esse não é o melhor caminho. Se não deixarmos a criança expressar o que sente, como poderemos ajudá-la a expressar esse sentimento de forma adequada?

Os pais podem ajudar a criança a nomear o sentimento dizendo “Filho, o que você está sentindo nesse momento é raiva”. Essa é uma maneira de ajudar a criança a melhor entender o que ela está sentindo.

Acolha os sentimentos da criança

Toda vez que você perceber que seu filho está com raiva, triste, irritado, é importante que você acolha os sentimentos dele. A criança ao perceber que você está interessado no que aconteceu com ela, fica mais á vontade em expressar o que está sentindo, pois, percebe que você se importa.

Desenvolva uma escuta empática para ajudar a criança a controlar a raiva 

Desenvolver uma escuta empática, é ouvir sem julgamentos. É também uma forma de acolhimento. Essa atitude por parte do adulto demonstra respeito pelos sentimentos da criança, ao invés de simplesmente julgar o comportamento da mesma, antes de ouvir o que ela tem a dizer.

Separe os sentimentos do comportamento

Quando a criança expressa sua raiva, está expressando um desconforto, portanto,  o que deve ser sinalizado é o mau comportamento não o sentimento. Por isso, o adulto deve orientar a criança a como ela pode expressar a sua raiva.

Seja um referencial

As crianças aprendem por modelos, portanto é muito importante que os pais reflitam sobre a maneira como lidam com sentimentos de raiva. Quanto mais você aprende a ter controle sobre seus sentimentos, mais fácil fica na hora de ajudar a criança a expressar suas emoções de maneira positiva.

Três estratégias lúdicas para ajudara criança a lidar com a raiva

Escolhemos três estratégias práticas que os pais podem utilizar com suas crianças pequenas na hora de ensiná-las a c controlar a raiva.

Técnicas de respiração podem ser usadas para uma criança a controlar a raiva 

Ensine seu filho que toda vez que ele sentir muita raiva ele pode se acalmar utilizando a técnica da respiração. Peça a ele que coloque a mão sobre a  barriga  e comece a respirar lentamente até a raiva passar.

Contar até dez 

Ensine ao seu filho que toda vez que ele sentir que irá perder o controle de uma situação, ele pode contar até 10, 20 ou 30 até se sentir mais calmo.

Deixe que a criança sugira algo

Proponha algo que a criança goste ou deixe que ela escolha sua própria estratégia para controlar a raiva. Ver um desenho? Brincar de massinha? Desenhar um pouco?

O processo de educação emocional de uma criança, sempre deve ser encarado à longo prazo

Não espere que a criança aprenda algo de um dia para o outro, ou de uma vez por todas, afinal, o aprendizado não é algo linear. A criança necessita de tempo e espaço para que possa aprender e se desenvolver.

 

Veja também
- Qual o papel dos pais no desenvolvimento da autoestima dos filhos?

 

...

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Sou psicóloga clínica (CRP 04/39812) especializada em atender exclusivamente mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e alcançar uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), uma abordagem personalizada que visa ajudar pessoas a aprender a lidar com seus pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar habilidades práticas para lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Ficarei feliz em ajudar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.